quinta-feira, 13 de junho de 2013

DELEGAÇÃO JAPONESA É RECEBIDA POR ALUNOS DE JAPONÊS DO CIL GAMA NOS DOIS DIAS DE TREINO NO GAMA.


Tudo começou em 2010...  o Curso de Japonês  foi escrito por pessoas empreendedoras que reuniram professores com licenciatura em Língua Japonesa para oferecer japonês para alunos da rede pública nos Centro Interescolares de Línguas do DF(CIL). Aprovado pela SEDF quatro escolas receberam os professores: CIL Gama, CIL Ceilândia, CIL Taguatinga e CIL Sobradinho.  Em 2011, os alunos de ensino médio aprovaram a novidade e o curso foi crescendo cada vez mais.

Sonhar é preciso. Hoje em 2013, quando as primeiras turmas formadas estão chegando à fase final, os alunos tem uma grande oportunidade. A chegada da delegação Japonesa ao Gama levou muitos alunos a esbanjar criatividade, alegria e simpatia.

Alunos do CIL Gama organizaram cartazes, desde terça feira à tarde, quando foi confirmado para Diretora Cibele Almeida que a delegação iria jogar no estádio. O supervisor Marcelo Santos organizou os alunos que prepararam os cartazes de boas vindas em japonês. A Diretora Cibele Almeida e o vice Sidney da Silva buscaram organizar a documentação para que se fosse autorizada a entrada dos alunos no estádio para o treino. Mesmo sendo improvável, os alunos não desistiram. Resultado: entusiasmo total!

A delegação japonesa foi recebida com frases em japonês que diziam: bem vindos ao Gama, força Japão, nós gostamos da cultura japonesa, e claro o jargão “queremos entrar” para conseguir conversar com a seleção.

Os repórteres japoneses agradeceram muito a recepção, conversaram com os alunos em japonês elogiando a receptividade. Para eles foi muito importante a delegação ser recebida com acolhimento honroso durante os dois dias de treino. Os alunos chegaram por volta de 4 horas da tarde e saíam após o término do treino  às 19:30. Muita disposição, alegria e força de vontade.

Para o professor Edson Teixeira foi uma oportunidade sensacional, pois a interação com a imprensa japonesa proporcionou aos alunos um momento real com a língua estudada, além disso, muitos aprenderam novos vocabulários. Foi interessante porque os repórteres japoneses inclusive davam dicas do que se gritaria no Japão. A imprensa nacional também gostou da animação dos alunos e muitos foram entrevistados.

A Secretaria de Educação oferece cursos nos Centros Interescolares de Línguas do DF porém, segundo o professor Marcelo Santos, os cursos precisam ser mais divulgados pela mídia para que se possa dar maiores oportunidades aos alunos, neste período, inclusive, as inscrições se encontram abertas para novas matrículas: http://ieducar.se.df.gov.br/ieducar/matricula/internet/cil.php

Certamente, para os japoneses foi uma surpresa terem sido recebido por alunos que estudam japonês em Brasília, e para os alunos, foi um momento de glória. A Diretora concluiu que foi realmente um estímulo a realização deste encontro, principalmente quando ouviu uma aluna dizer “Eu estudei dois anos para estar aqui, valeu a pena!” Segundo a diretora Cibele Almeida, os alunos precisam estar cada vez mais motivados a estudar a língua estrangeira seja japonês, francês, espanhol e inglês. Com a chegada dos eventos internacionais à Brasília, os alunos encontrarão muitas oportunidades. A Secretaria de Educação também desenvolveu  o Programa Um Gol em Educação, onde alunos foram preparados para trabalhar como voluntários junto à FIFA e ao GDF para recepcionar turistas na Copa de 2014. “Nos orgulhamos, porque muitos alunos nossos foram selecionados e irão ter uma oportunidade especial nesta Copa”, ressaltou Cibele Almeida.

A escola está preparando no dia 22 de Junho o 3º Festival Japonês e aproveitou o evento para divulgar para moradores do Gama e para convidar descendentes japoneses que estavam na entrada do Estádio Bezerrão.

 

O jogo Brasil X Japão será no sábado, porém para estes alunos o  maior gol já aconteceu aqui mesmo no Gama, dois dias inesquecíveis.

 

Atenção: Os alunos ainda continuam aguardando um convite da delegação japonesa... esperança é coisa de brasileiro. Qualquer oportunidade será bem vinda!



 










 
 
 
SEGUNDO DIA














 
 
 
DOIS DIAS INESQUECÍVEIS
 
12/06
 
 
13/06
 


quarta-feira, 5 de junho de 2013

NOVAS INSCRIÇÕES PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA.

http://www.se.df.gov.br/?p=12402

Inscrições para Centros Interescolares de Línguas começam dia 08 de junho

 
A partir deste sábado (8), até dia 30 de junho, estarão abertas as inscrições para matrículas novas, nos Centros Interescolares de Línguas (CILs), da Secretaria de Educação do DF. As vagas são, exclusivamente, para alunos da rede pública, a partir do 6° ano, incluindo o 2° e 3° segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O resultado será divulgado dia 23 de julho, a partir das 18h.
Para se candidatar a uma das vagas de Inglês, Francês e Espanhol, os interessados devem efetivar a inscrição pela página eletrônica da SEDF, que é autoexplicativa e com preenchimento automático. Caso o candidato não encontre o seu nome, vinculado à escola regular em que estuda, deve procurar a secretaria escolar.
Os alunos deverão escolher apenas uma única língua estrangeira e em uma das vagas existentes no contr turno em que estudam. Os estudantes que já estão matriculados em um dos CILs, não precisam efetivar inscrição, pois a renovação da matrícula é imediata.
A SEDF conta com oito unidades de CILs, distribuídas em diversas cidades. Brasília (duas), Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Ceilândia e Guará.

terça-feira, 4 de junho de 2013

SOIRÉE DES TALENTS 2013

PROGRAMAÇÃO

Dia 03/06
14h às 17h – Salas temáticas [Professoras Tatiana e Valéria]
19h às 20h – palestra com o professor Jeremy Lievens
20h – Degustação “La Boulangerie”
...
Dia 04/06
14h às 17h – Salas temáticas [Professoras Tatiana e Valéria]
18h30 às 20h – Salas temáticas [Professores André e Lucas]
Cinema “Le gamain au vélo”

Dia 05/06
18h30 – Soirée des Talents